Domínio Próprio - Fruto do Espírito.

Domínio próprio significa ter auto-controle, auto-disciplina, o domínio dos próprios desejos, apetites, o controle  sobre a língua, pensamentos, emoções negativas, as paixões, gula, murmurações, o equilíbrio em tudo.

Devido a falta de domínio próprio quantas pessoas perderam seu trabalho por decisões impulsivas, casamentos desfeitos por atitudes impensadas, agressividade verbal o fim levou a consequências trágicas...

"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem (ser humano) que não tem domínio próprio." Provérbios 25:28.


"Melhor é o longânimo  do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade." Provérbios 16:32.


Somos todos os dias convocados a buscar o domínio próprio, sobre nossos desejos, emoções, pensamentos e sentimentos...

Ter domínio próprio vai nos ajudar a ter bons sentimentos, pensamentos e que sejam fortalecidos a cada dia  aperfeiçoados. Quem está em Cristo Jesus é capacitado a nutrir sentimentos bons, nobres, abençoadores e repreendendo todo pensamento destrutivo e maligno.


"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si, para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Gálatas 5:16-17.

É necessário buscar da parte de Deus esse domínio próprio sobre nossos desejos quando forem de origem mal e percebemos que a prática do mesmo será uma afronta a Santidade de Deus.

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer  o bem está em mim, não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço." Romanos 7:18-19.


A Bíblia diz em I Coríntios 10:31. "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."

Precisamos ter o equilíbrio em tudo, pois o excesso não faz bem em todos os sentidos da vida.

Além dos sentimentos e desejos também existem as circunstâncias da vida, aquelas situações que não criamos, mas que podem nos atingir. Quando os problemas nos cercam e provocam desânimo e outros sentimentos desagradáveis, diante deles podemos perder o auto-controle, partindo a reações impulsivas, seja de desespero, seja de violência, de agressividade verbal, etc. Muitas vezes, nossas reações mostram que na verdade, estamos sendo controlados por eles e não pelo Espírito Santo de Deus.

Precisamos buscar da parte de Deus  ajuda para podermos ter domínio próprio, o equilíbrio diante das reações negativas e desagradáveis.


O Que Fazer Para Obter o Domínio Próprio?

O fruto do Espírito Santo é resultado de uma vida de comunhão com Deus é a vida nas mãos de Deus, ter uma experiência de conversão, um encontro com Jesus. Ser maleável a Palavra de Deus, permitir que o Espírito Santo venha nos guiar.


A falta de comunhão com Deus, faz a pessoa irritar-se e perder a paciência com facilidade com coisas simples. A vitória mais difícil  é sobre o próprio eu ou sobre as próprias paixões. Somente com o poder do Espírito Santo é possível o domínio próprio.


Domínio próprio é a capacidade que a pessoa deve ter de controlar seu corpo, sua mente. 

Quando Deus fez o homem, deu-lhes o privilégio de dominar sobre as coisas. Gênesis 1:26.

"Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Gálatas 5:25.


Deixe-se conduzir pelo Espírito de Deus.


Fonte: Bíblia Sagrada.

                                                Deus lhe abençoe!